7 etapas para criar um mês de CONTEÚDO PARA INSTAGRAM

Criar conteúdo para instagram para um mês pode parecer complicado, mais aqui você vai conseguir se achar e ter suas redes sociais cheias de conteúdo.

Sei que faz parte das resoluções da maioria de nós este ano: ser regular e consistente nas redes sociais.

Regularidade e consistência são duas qualidades que você deve ter para se destacar e se tornar conhecido nas redes sociais em todos os cenários e modelos de negócios. 

Acredito na minha experiência em gerenciamento de mídia social! Eu queria compartilhar com vocês hoje meu processo de produção de um mês de conteúdo no Instagram, em 7 etapas muito específicas.

CONTEÚDO PARA INSTAGRAM 683x1024 - 7 etapas para criar um mês de CONTEÚDO PARA INSTAGRAM

1. Liste suas ideias

como criar conteudo para instagram - 7 etapas para criar um mês de CONTEÚDO PARA INSTAGRAM
como criar conteudo para instagram

Como temos que começar de algum lugar, vamos começar com suas ideias. O princípio é bem simples aqui: liste todas as ideias que aparecem em seu cérebro. 

Publique ideias relacionadas à sua atividade profissional ou não. Você deve listar todas as coisas que acontecerão no mês: os produtos e / ou serviços que você divulgará ou desejará promover, informações práticas, conselhos para o seu público, dependendo do seu setor de atividade… Enfim, TUDO. Até o que você acha estúpido. OK?

Para dar esse primeiro passo, pego uma caneta e um caderno. E escrevo, de novo e de novo, tudo o que vem à minha mente. Essa etapa pode levar vários dias se você pensar que terá outras ideias no final da semana. 

Mas certifique-se de que não exceda 3 dias, caso contrário você perderá realmente a eficiência na produção deste conteúdo. Se você criar conteúdo temático (gênero repetitivo) no mês, não hesite em reuni-los em categorias quando escrever todas as suas ideias em sua folha. 

O passo 2 será mais fácil de fazer! Por fim, caso deseje publicar uma vez por dia, tente coletar pelo menos 40 ideias diferentes. É muita coisa eu sei, mas é o jogo! 

2. Crie um calendário editorial

Depois que você sentir que ficou sem ideias adicionais, é hora de planejá-las a tempo. Pegue uma nova folha, uma caneta e escreva todos os dias do mês (ou, em qualquer caso, todos os dias em que você deseja publicar algo) dia 1, dia 2, dia 3… Etc, até o final do mês. 

Você também pode fazer isso no Excel, sou apenas um fã de papel para esse tipo de tarefa. Respire fundo e coloque todas as suas ideias listadas acima à medida que o mês avança. Algumas dicas sobre a ordem das publicações:

  • Comece colocando as publicações que têm datas específicas (por exemplo, lançamento de um produto ou data intangível — como seu aniversário), basta preencher os “buracos” em torno dessas publicações posteriormente.
  • Tente misturar o máximo possível os temas das postagens para ter um conteúdo variado.
  • Reserve um tempo para pensar se você planeja escrever conteúdo longo ou curto em sua publicação e certifique-se de variar a duração das postagens de um dia para o outro para não cansar seu público.

Esta é uma etapa bastante longa e bastante estratégica: pense cuidadosamente sobre o tempo de suas publicações, verifique suas datas e seus requisitos de comunicação com cuidado e favoreça uma ordem de publicação fluida e consistente. 

Geralmente, é um passo que negligenciamos (ou mesmo que não definimos absolutamente!). E, é essa estrutura que profissionaliza sua comunicação e é a consistência do seu conteúdo que aumenta sua experiência. Tempo estimado para estes dois primeiros passos: 2h.

3. Escreva suas publicações

tipos de conteúdo para instagram - 7 etapas para criar um mês de CONTEÚDO PARA INSTAGRAM
tipos de conteúdo para instagram

Uma vez que suas publicações são agendadas a tempo e a ordem verificada e aprovada por todas as pessoas que compõem seu cérebro, é hora de ir para a fase de redação! Nada como um quadro do Trello para escrever suas postagens no Instagram.

Sou mais do tipo de escrever na ordem da publicação. Isso me permite colocar-me no lugar da pessoa que lerá meu conteúdo ao longo dos dias. 

Mas, novamente, cada um com seu próprio ritmo e cada um com seu método! O principal é que você reserve um tempo para escrever conteúdo de alto valor que seja consistente com sua linha editorial, seu estilo de escrita e (ESPECIALMENTE) seus objetivos

Lembre-se de que as postagens nas redes sociais respondem diretamente a uma estratégia de mídia social bem definida a montante.

Não se esqueça de inserir emojis para tornar sua publicação mais legível do que um bloco de texto vulgar e não se esqueça de verificar se você colocou corretamente o link em sua biografia ao escrever “Link na bio” você pode criar uma “árvore de links” graças à ferramenta Linktree, que é muito fácil de usar.

O tempo gasto nesse estágio depende essencialmente da fluidez de sua redação, se você precisar fazer alguma pesquisa sobre os assuntos abordados em suas publicações e o frescor de seu cérebro.

Mesmo eu não sou capaz de dizer quanto tempo passo neste estágio, pois varia de mês para mês.

Leia também: POR QUE ANUNCIAR NO FACEBOOK? E CRESCER O SEU NEGÓCIO!
PINTEREST: GERADOR DE TRÁFEGO
Agora é a hora! 4 passos para GANHAR DINHEIRO NO INSTAGRAM

4. Escolha os visuais apropriados

Antes de começar a ilustrar suas publicações escritas (e se você planejou 40 ideias para um mês de conteúdo), você deve ter algumas ideias deixadas na beira da estrada. Tome uma decisão: jogue fora imediatamente ou escreva para o plano de conteúdo do próximo mês. Pelo menos está escrito em algum lugar e não está perdido.

Agora vamos à ilustração de todo o seu conteúdo: você precisa de uma imagem por texto. Se você possui 30 publicações, precisa de 30 imagens. Até então, nada de novo. conteúdo para instagram

Portanto, gaste tempo procurando visuais adaptados às suas palavras, enquanto tenta ter um feed harmonioso e (ESPECIALMENTE) à sua imagem. 

Não existe um feed “bonito”. O principal é que ele se parece com você, que se parece com a sua marca, que transpira o ‘DNA’ da sua empresa e seus valores.

As imagens que uso na minha conta do Instagram são ilustrações adquiridas exclusivamente lá no canva, ou algumas grátis que pego lá no FreePik

Mas existem muitos sites que oferecem fotos e ilustrações grátis, se você não tiver um orçamento para ilustrar sua conta do Instagram. 

Você também pode ser um daqueles que tiram suas próprias fotos, neste caso, não hesite em tirar todas as suas fotos (se possível, obviamente) ao mesmo tempo. Como se pegar uma tarde durante a semana para fazer TODOS os seus visuais. Isso vai lhe poupar tempo, acredite em mim!

Tempo estimado para esta etapa: também depende da velocidade da sua pesquisa, da qualidade dos seus recursos, esteja você editando o Photoshop ou não, etc, etc.

5. Montar textos + imagens

Textos + fotos = OOOOOK! É hora de reunir tudo para obter uma visão geral de suas publicações do mês. Por isso, e novamente, nada como o Trello. Isso permite que você junte seus visuais e texto e faça as verificações finais. 

Pra saber: você não esqueceu nada do que queria comunicar imperativamente este mês? Existem erros de ortografia? Existem vários erros?

6. Agende as publicações para seu instagram

conteudo para instagram - 7 etapas para criar um mês de CONTEÚDO PARA INSTAGRAM
conteudo para instagram

Fase final de nossa produção de conteúdo: programação de publicações. Aqui pode variar de pessoas: existem aqueles que publicam suas publicações conscientemente ao longo dos dias e aqueles que preferem agendar as publicações para que possam ser postadas sozinhas. Vamos dar uma olhada nessas duas opções:

  • Publique “à mão”: nada como os bons e velhos lembretes em nosso telefone para fazer isso. Programe um alerta / mensagem / notificação que permita que você se diga “Ei, é hora de postar no Instagram!”. Nesse momento, basta copiar / colar seu texto e salvar sua imagem no telefone para publicá-la no Instagram.
  • Use uma ferramenta de programação: eu uso o Estúdio de criação do Facebook, que permite programar minhas publicações e ver como ela fica no meu feed.
  • Copio / colo meu texto e adiciono a imagem + minhas ‘hashtags’. Programar minhas publicações me impede de ter que gastar tempo fazendo o processo manualmente: eu claramente não tenho tempo na minha vida diária.

7. Iniciar novamente no próximo mês.

Acabou! Mas temos que começar de novo no próximo mês. Como eu disse na introdução deste post: a chave para o sucesso nas redes sociais é a regularidade.

Portanto, agora é importante continuar esse momento e fazer as perguntas certas: meu público-alvo foi receptivo às minhas mensagens? Quais temas de post foram mais bem-sucedidos? Devo publicar mais ou menos no próximo mês?

Todas as ilustrações são de Freepik.com

Sobre o Autor

Jessica Magalhães
Jessica Magalhães

Oi, eu sou a Jéssica! Na Riqueza da Mamãe eu ajudo os pessoas ambiciosas a criar um negócio on-line de sucesso e criar uma vida com mais liberdade, mais renda e mais satisfação.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.